sábado, 28 de maio de 2016

Pessoa. O mais interessante dos seres

Conhecer pessoas define quem somos e para que viemos. Conhecer pessoas que nos veem como ser humano é ainda melhor. Outro dia, a caminho de volta para Brusque de Itajaí, conheci uma mulher. Sentamos na mesma poltrona da fileira esquerda do ônibus com assentos mais confortáveis dos quatro que conduz os alunos para a faculdade, pena que esse faz a linha das 22h30, último a sair, prefiro vir mais cedo.

A moça virou o pescoço para a direita, para a esquerda até me fitar. Perguntou como eu me sentia ao sentar ao seu lado. Começou com: "não entendo para que vim ao mundo, se ando só, moro só, no trabalho vivo só, não saio, nem bebo, apenas vivo só"

Me intrigou, afinal, pra quê ser só se somos nós quem inventamos as possibilidades?

Não entendi o porquê daquilo. Peguem fragmentos do diálogo:

- você não conhece ninguém aqui? que maldade, não?
- o mundo não é pra mim, moça, ele não gosta de mim.
- não diga isso, olhe, estamos conversando, estou lhe dando atenção, voluntariamente, inclusive.
- não, está com pena de mim e parou para me ouvir.
- logicamente não. Nunca te vi antes e você parece simpática.
- Que absurdo! Nunca mais repita isso.
- uau, que susto, nossa!
- olhe bem nos meus olhos e diga que você gosta de mim.
- (olhando).
- não, não assim.
- muito intimidador, tu diz?
- não, não sei!
- o quê não sabe?
- sozinha!
- pare! Isso me perturba, vamos mudar de assunto!
- não.
- quantas vezes vai repetir ‘não’?
- enquanto for necessário.
- me incomoda.
- então dá licença, vou seguir.
- não! capaz, fique! (nem tinha para onde ir mesmo)
- por quê?
- porque acabei de descobrir porque vives sozinha. É porque você quer!
- hãn?
- você gosta da solidão, te dá prazer, e se dá prazer, te dá sentido, e se dá sentido, faz sentido, afinal!
- louca!
- eu? tem certeza?
- sim, você! está me intimidando. Tá, olha, eu prefiro sozinha, sou bem melhor assim.
- tá bom.
- vou descer.
- eu também. a gente desce no fim da linha.
- é. e já chegamos! (foram os 50 minutos mais rápidos que já vi passar)
- tá.
- xau.
- xau.


Putzgrila! Me lembrei que esqueci de perguntar o nome dela. 


J.F.


Nenhum comentário:

Postar um comentário